PESQUISA
 
NEWSLETTER
 
RESERVE O SEU ESPAÇO
 
 


  Em pleno centro da cidade de Vila Nova de Famalicão, mais concretamente no centro da Praça D. Maria II (vulgarmente denominada Praceta Cupertino de Miranda) ergue-se o edifício-sede da Fundação Cupertino de Miranda, reconhecido como um dos ex-libris do concelho.

É um edifício emblemático tanto pelo seu revestimento azulejar, da autoria de Charters de Almeida (n. 1935), como pela estrutura helicoidal da torre com 10 pisos, 21 salas e 34m de altura.
A obra, dirigida pelo Eng.º José Fortunato Paulino Brandão Freire Themudo e com o projecto de arquitectura da autoria do Arq.º João Abreu Castelo Branco (acompanhado e completado pelo Arq.º Luís Praça), foi implantada num terreno de 1.189m² cedido pela Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, em 1966, para a edificação da sede da Fundação Cupertino de Miranda. A sua construção foi assumida financeiramente pela própria Fundação através de rendimentos e dotações dos seus fundadores.
A título de curiosidade, apresentam-se alguns materiais utilizados: 180 toneladas de ferro, 51.450 azulejos, 949 vidros e cristais, 13 Km de perfis de alumínio e 1.306 m² de alcatifa.
Com um custo total de aproximadamente 26.130 contos (130.336€) e uma área útil de pavimento de 7.717m², foi construído em dois anos – a primeira pedra foi lançada, pelo fundador, a 15 de Setembro de 1967, em data de seu aniversário, e foi inaugurado a 8 de Dezembro de 1972 com a exposição intitulada 1.ª Bienal Nacional de Artistas Novos, constituindo um acto de extraordinário relevo público e social, contando com a presença, entre outras individualidades, do então Presidente da República, Almirante Américo Thomaz.



A torre é revestida exteriormente, em toda a sua extensão, por quatro painéis de azulejos, justificados por Charters de Almeida, na sua Memória Descritiva dos Painéis Cerâmicos Decorativos da Fundação Cupertino de Miranda, e publicados pela Fundação Cupertino de Miranda em 1971. Saiba [+]

Piso o
    Recepção
    Livraria
    Auditório
  Piso 1
    Conselho de Administração
    Conselho Executivo
    Conselho Fiscal
    Serviços Administrativos
    Pequeno Auditório
    Sala de Reuniões
    Serviço Educativo
    Departamento de Artes Plasticas
  Piso 2
    Biblioteca
    Museu (que se estende ao
    longo de cinco andares)